terça-feira, 15 de abril de 2008

Da Série: A Publicidade Não Morreu... (E o Marketing é Amigo das Relações Públicas)

Não me contive. Quando li o texto de Mário sobre a metamorfose da publicidade, tomei coragem e, enfim, resolvi escrever algo pro blog. É bem verdade que tempo para escrever, simplesmente por escrever, virou artigo de luxo, na minha vida. Mas, quer saber? Eu bem que ando merecendo um luxo...

Desde que a Comunicação Integrada começou a demonstrar seus resultados mais efetivos, originando uma série de discussões, novos artigos, cases e, inclusive, transformação na nomenclatura das tradicionais agências de publicidade – que passaram a se chamar agências de comunicação - fui muito simpática a ela. Em comunicação (para não soar como papo de perdedor), a idéia de integrar sempre me pareceu mais interessante do que a de competir. Na verdade, eu nunca entendi muito bem como é que áreas distintas permaneciam brigando pelo mesmo espaço, pelas mesmas funções, pelos mesmos cargos. O conceito de Comunicação Integrada me salvou. Fiquei livre das angústias e tudo, hoje, se apresenta de uma maneira muito óbvia, às claras. Alívio.

Não entendo – e me irrito - quando meus alunos de Comunicação e Marketing travam discussões ardentes com meus alunos de Relações Públicas. E vice-versa. Nada contra as discussões, até porque a Universidade é um centro de produção de conhecimento – e enquanto tal, as discussões devem ser estimuladas. Mas, eu só faço questão das discussões que atendem a uma determinada lógica, que levam a algum lugar. Essa babaquice de tentar convencer que “RP é ferramenta do Marketing” ou de que “o RP é o gestor da comunicação” só chateia. E o pior: perdemos a oportunidade de descobrir o que os mercadólogos e os RP´s podem fazer juntos, cada um na sua história.

Basta estudar um pouco os conceitos para entender que as funções do Marketing, das Relações Públicas e da Publicidade são bem diferentes. E congruentes. Convergentes. Complementares. Daí a Comunicação Integrada. Como não estou em sala-de-aula, não trago conceitos, apenas provocações. Fizemos, recentemente, uma seleção de estagiários para a IT. E, pasmem: os estudantes de RP competem com os estudantes de RP. Os alunos de Marketing competem com os alunos de Marketing. Claro. A competição está na sua área de atuação, não na área do outro. Estudantes de comunicação, parem de “remar contra a maré”! O cliente quer resultado. E resultado depende do problema diagnosticado. E a solução pode passar pelo Marketing, pelas Relações Públicas, pela Publicidade. Ou por todas elas. Juntemo-nos.

Thais Miranda

Nenhum comentário: