sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Apuração das Eleições 2008

O processo eleitoral acabou e, para nós da IT, o resultado final é misto de tristeza e resignação. Neste ano, participamos do momento mais importante da democracia atuando dos dois lados. Como postulantes a um cargo majoritário e como cidadãos que exercem o seu direito de voto.
Pela primeira vez em sua curta história, a IT Comunicação Integrada participou do processo de planejamento, criação e acompanhamento de uma campanha eleitoral. Quem acompanha o blog sabe que trabalhamos para o candidato do PTB, Gregório, nas eleições municipais de São Felipe, uma pequena e bela cidade localizada no recôncavo baiano. E foi de lá que veio a tristeza. A campanha transcorreu de forma perfeita. Tudo levava a crer que ganharíamos o pleito. As maiores carreatas, os comícios mais cheios, os discursos mais inflamados, as propostas mais consistentes. Mas é difícil exigir consciência política de um povo que convive diariamente com a carência. Muita gente se vendeu em cima da hora. Isso é triste. Porque essas pessoas ainda não pararam pra pensar que é assim que funciona a máquina "eleitoreira". O político planta a miséria e depois compra voto a preço de banana.
Em Salvador, fomos às urnas. Não participamos de nenhuma campanha, mas também não ficamos em cima do muro. Desde o início apoiamos o candidato do PT, Walter Pinheiro. E aqui vai uma confissão: a nossa escolha se dá muito mais pelo partido, do qual somos simpatizantes. O PT tem uma maneira nova e, até então única, de pensar uma nação. Equanto os outros acham que o que faz um país prosperar é a riqueza pessoal de alguns, é o avanço tecnológico de alguns, é o desenvolvimento empresarial de alguns, o PT sabe que só se constrói um país forte com um povo forte. É a inversão do conceito da política interesseira. Por isso, o PT governa com o povo, pelo povo e para o povo. Sim, esse mesmo povo que, para os outros partidos, não passam de votos, para o PT representa a força e a capacidade que o nosso país tem de se transformar em uma potência. Por isso gostamos do PT. E por isso, votamos em Walter Pinheiro.
Mas não deu. Infelizmente, o mesmo povo que demonstrou consciência política na hora de dar a Lula a sua maior votação em um capital brasileira e ajudou a eleger Wagner mesmo contra todas as pesquisas fraudulentas, deixou-se encanar por obras de faz-de-conta. Banhos de asfalto, de luz e de praças feitas às pressas, sem o devido cuidado e que, brevemente, vão começar a desmoronar. Sim, estamos tristes e resignados, mas atentos. E durante os próximos 4 anos, não vamos ficar sapateando, andando em círculos, cultivando abelhas nos nossos ouvidos ou chorando sempre que ouvirmos um celular tocar. Vamos ficar de olhos bem abertos e exercer os nossos direitos e deveres de cidadãos. Até que políticos como os atuais prefeitos de Salvador e São Felipe sejam, definitivamente, expurgados da vida pública do nosso país.

Nenhum comentário: